PESQUISE AQUI

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ESTATUTO DA JUVENTUDE


      A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, sancionou nesta segunda-feira (5) uma das mais esperadas conquistas para os/as jovens brasileiros/as de 15 a 29 anos: o Estatuto da Juventude. No entanto, um dos pontos mais criticados por organizações juvenis, a limitação do benefício da meia-entrada para apenas 40% do total de ingressos em eventos culturais e esportivos, para estudantes e jovens de baixa  renda, foi mantida.
 Apesar da demora de quase dez anos para a aprovação e sanção do documento, movimentos juvenis comemoraram a conquista e lembraram a "pressão” popular das ruas para acelerar o processo e garantir direitos aos jovens. Na rede social Twitter, o uso do termo "vitória da juventude brasileira” foi bastante citado pelos internautas, que também não deixaram passar a crítica à limitação da meia-entrada.
Um dos vetos da presidenta no Estatuto foi relativo ao pagamento da meia passagem em ônibus interestaduais para estudantes. O benefício foi mantido somente para jovens de baixa renda.

Durante a cerimônia para sanção do Estatuto, ocorrida na tarde de hoje no Palácio do Planalto, Dilma também assinou um decreto criando o Comitê Interministerial de Política de Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário