PESQUISE AQUI

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ESQUECIMENTO

CASA DA JUVENTUDE DE SÃO MATEUS CAI  NO ESQUECIMENTO de 2005 a 2011


A Casa da Juventude de São Mateus  “ Pro dia nascer feliz” fundada no dia 11 de agosto de 1995, conforme consta nos anais da  casa, e  a criação da personalidade jurídica aos 27 de  janeiro de 2000. Conforme documentos  no período de 1995 a 2002 desenvolveram várias atividades junto a juventude estudantil em sua sede própria  através da biblioteca estudante Edson Luis, e toda sociedade são-mateuense buscando oferecer o próprio espaço físico, bem como  campanhas do Natal sem fome, em parceria com, comerciantes, igrejas e a sociedade civil.
Destaca-se a partir de 2000, a aquisição da sede própria localizada na rua Benu Lago, 1239 a mesma foi adquirida com ajuda de pessoas  amigas  da Itália ( por intermédio de uma italiana que se tornou mediadora entre o grupo de brasileiros e italianos)  daí a mesma passou a ser coordenada pelo Conselho de Organização conforme o Estatuto Social determina.



Coordenação da Casa da Juventude de São Mateus, a primeira Diretoria da Associação iniciou em Janeiro de 2000 até 2003 ( conforme Ata de Fundação), uma nova Diretoria assumiu a Coordenação para o triênio 2003 a 2005. Concluído  este segundo triênio, ficou confirmado em busca cartorial que não houve renovação  o que implica concluir que a mesma já não estava funcionando anteriormente durante o  mandato.

Daí uma nova etapa  se inicia de descaso, sem representatividade legal. Ficando o prédio e a Instituição em total abandono,por descaso da dos ex diretores da gestão 2003-2005. Permitindo assim que a  Coorenacicla – Cooperativa de reciclagem de São Mateus ( confira fotos) que depositou toneladas de lixo, transformando a casa num lixão para o acumulo de ratos, e insetos, causando danos a saúde dos vizinhos. Outro feito  foi o acúmulo de Débitos na Companhia de Águas e Esgoto do Maranhão – CAEMA, totalizando o valor de R$ 931,60 ( novecentos e trinta e hum reais e sessenta centavos),e na CEMAR consta um débito no valor de R$ 313,59 (trezentos e treze reais e cinquenta e nove centavos),  na Receita Federal desde 2006 que não é atualizado o CNPJ, nem Alvará de Funcionamento na Prefeitura Municipal de São Mateus do Maranhão. Certo que a Sociedade de São Mateus, não sabe mais da existência da Casa da Juventude. E  já há muito tempo todos vem se perguntando porque  a  casa se encontra abandonada e  cheia de lixo, o que antes servia para representar a juventude e oferecer serviços, apoio e a promoção da cidadania,agora se tornara uma deposito de lixão e  de ratos. ( e a saúde dos vizinhos)?

Indignados com a situação em que se encontrava o prédio da casa e a entidade, um grupo de Sócios Fundadores resolveram legitimamente com base nos Estatutos Sociais  elaborar um projeto de Retivalização da   Casa da Juventude de São  Mateus “ pro dia nascer feliz”  iniciando pela criação de uma Comissão Provisória  e convocar eleições para a nova Diretoria para que a Associação pudesse  ter uma  coordenação  legitima.
Uma das primeiras ações da nova diretoria foi solicitar através de Oficio  da vice presidente da Coorenacicla a retirada do Lixo que se encontrava dentro da Casa da Juventude.


Observamos que só mediante o conhecimento do Oficio 001/2012, que os ex-diretores  tomaram  a iniciativa de  retomar depois de ( 07 sete anos)  novamente a Casa da Juventude. E estão ameaçando entrar na justiça para processar  os atuais de diretores por crime e anular a eleição e tomarem posse da Casa da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário